domingo, 24 de janeiro de 2010

Quero-quero

Ave símbolo dos Pampas Gaúchos, fotografamos este exemplar em União da Vitória, no Paraná!...

O quero-quero (Brasil) ou abibe-do-sul (Portugal) (Vanellus chilensis), também conhecido por tetéu, téu-téu, terém-terém e espanta-boiada, é uma ave da ordem dos Ciconiiformes (anteriormente Charadriiformes), pertencendo a família dos Charadriidae. Em espanhol é conhecido por tero común e em inglês, Southern Lapwing. O nome é uma onomatopéia de seu canto característico.

Trata-se uma ave do tamanho de uma perdiz e caracteriza-se pelo colorido geral cinza-claro, com ornatos pretos na cabeça, peito e cauda. A barriga é branca e a asa tem penas verde-metálicas. Apresenta um penacho na região posterior da cabeça; o bico, os olhos e as pernas são avermelhados e tem um par de esporões ósseos de 1 cm no encontro das asas. Não há dimorfismo* sexual. Mede em torno de 37 cm de altura e pesa menos que 300 g.

O quero-quero é uma ave típica da América do Sul, sendo encontrado desde a Argentina e leste da Bolívia até a margem direita do baixo Amazonas e principalmente no Rio Grande do Sul, no Brasil. Habita as grandes campinas úmidas e os espraiados dos rios e lagoas.

O quero-quero se alimenta de invertebrados aquáticos e peixinhos que encontra na lama. Para capturá-los, ele agita a lama com as patas para provocar a fuga de suas presas. Também se alimenta de artrópodes* e moluscos terrestres.
Os ovos são postos durante a primavera em um ninho feito no solo. Para não rolarem, os ovos têm um formato semelhante a um pião. A casca é pintada com manchas escuras que favorecem a camuflagem em meio à grama alta. Ambos os pais protegem o ninho. Uma das táticas adotadas pela ave é fingir estar ferida quando algum intruso se aproxima do ninho. Outra tática é ir se afastando e levando para longe eventuais agressores do ninho. O macho é agressivo e ataca qualquer criatura que ofereça perigo, incluindo seres humanos.
O quero-quero é sempre o primeiro a dar o alarme quando algum intruso invade seus domínios. É uma ave briguenta que provoca rixa com qualquer outra espécie habitante da mesma campina. As capivaras tiram bom proveito da convivência com o quero-quero, pois, conforme a entonação, o grito dessa ave pode significar perigo. Então os grandes roedores procuram refúgio na água.
Essa característica faz do quero-quero um excelente cão de guarda, sendo utilizado por algumas empresas que possuem seu parque fabril populado por estas aves.

_______________

*Dimorfismo: De dimorfo. Que tem ou pode tomar duas formas diferentes. O quero-quero não se diferencia pela aparência entre machos e fêmeas.
* Artrópodes: Ramo zoológico que compreende as classes seguintes: crustáceos, miriápodes, insetos e aracnídeos.
__________________


Dedicado à Marta.

Fontes:Wikipédia
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Fotos: Marta Kurigatah / Wikipédia.
_______________

7 comentários:

Quasímodo disse...

Bicho lindo...

Cliquem nas imagens para ampliar.

Luzia disse...

Quero-quero, eu também quero um! rs

Venho deixar um abraço apertado extensível à Marta dos Olhos!

Carinho luso deixo também!!!


..
.

Lu disse...

Senti uma leve semelhança comigo, pelo nome e pelas perninhas...kkkkkkkkk

Seus textos, sempre educativos e esclarecedores são ótimos!

Beeijos amigo!

Lu disse...

ó...vim cantá!

Quero-quero! Quero-quero!
Quero-quero gritou lá em cima,
Quero-quero quando grita
É porque alguém se aproxima.



Quer-quero no meio da noite
Gritou porque viu alguém se aproximar.
Eu, também, na noite da vida,
Enxerguei essa luz que vem de teu olhar.
Mas agora, gauchinhaaaaaaaaaaaaa,
Eu grito com todo fervor:
Quero-quero! Quero-quero!
Quero-quero o teu amoooooooooooooor!

Cof, cof, cof...Vou ensair mais...rss

Quasímodo disse...

Lu; Sempre bem-vinda. Teu canto, sonoríssimo aliás, de autoria do saudoso Barbosa Lessa, obriga o modestíssimo corcundinha a dar sequência ao assunto.
Já estou na fase de pesquisa.

Aguarde...

marta disse...

'
então... eu venho, volto, venho e volto...
um quero-quero me traz boas lembranças.
lu-lusa, obrigada e beijos a você também...
lu, lindoca, beijos também p você.
corcundinha mais amor... muitos beijos mais.
'

Anônimo disse...

Oi obrigada pela visita, ando arrumando as coisas por lá e devo ter liberado sem ter notado assim como fiz para o bloqueio ...coisas de quem não é nada intíma com as coisinhas de blog...mas eu chego lá rs....Um beijo.

 
Letras da Torre - Templates Novo Blogger