terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A Geometria da Vida

Se você analisar bem, verá que toda figura geométrica é formada por retas ou por segmentos de retas.

Você traça o desenho fazendo retas para formá-lo conforme o que você já havia desenhado em sua mente. Assim você traça retas horizontais, verticais, oblíquas - ascendentes ou descendentes - de acordo com a sua vontade.

Até mesmo o círculo, que aparentemente é formado por uma linha curva constante até encontrar o ponto de partida, é, na verdade composto por segmentos de retas em sequência, cada uma delas inclinada com um grau angular constante em relação aos segmentos vizinhos.

Se você alterar o grau desses ângulos você obterá um tamanho maior ou menor do seu círculo se esses ângulos permanecerem iguais para todos os segmentos, ou poderá obter uma elipse, um helicóide ou uma espiral mudando gradativamente os ângulos ou aumentando (ou diminuindo) os segmentos de reta.

Poderá duvidar disso, mas faça o teste. Desenhe em uma folha de papel um círculo, usando uma moeda de bordas lisas como molde. A seguir converta-o para formato digital através de um scaner e amplie-o o suficiente para perceber o que afirmo.

Então o círculo perfeito é uma ilusão de ótica. As linhas curvas são ilusões de ótica.

Nossos olhos (ou nossa mente) não são capazes (ou, no caso da mente, não foi educada para) de examinar os detalhes intrínsecos, íntimos, que compõem uma determinada coisa.

Os caros e queridos amigos leitores estarão se perguntando: Corcundinha endoidou? Fez-lhe mal os ares e o sol do sul?

Nada disso. Pelo menos quanto aos ares e ao sol do sul. Já quanto à sanidade mental, há controvérsias...

No decorrer dos trabalhos que faço de recuperação digital de livros antigos e de outras obras, ao ampliá-las para eliminar resíduos estranhos a elas sem comprometer a sua originalidade, percebi (embora já o soubesse) que não importava a sua forma; inevitavelmente, a partir de um determinado zoom, os traços se convertiam em segmentos de reta. É claro que a qualidade do scaner, a sua pré configuração quanto à qualidade da imagem e os “dot pich” do monitor são determinantes para esse efeito.

Não pude deixar, no entanto, de (com o perdão da redundância) traçar um paralelo entre as figuras e a vida.

Então me levei a pensar: se nossa vida anda em círculos, não conseguimos evoluir, estamos sempre no mesmo lugar, marcando passo, talvez seja porque não conseguimos ampliá-la o suficiente, a ponto de podermos ver os ângulos e mudá-los. Somos incapazes de, a partir do todo, entranharmo-nos nos fragmentos que compõem esse todo, a nossa vida, e dar-lhe uma nova direção, não decompondo o círculo – ótica ilusória - num único ato impensado e radical, mas mudando cada fragmento de vida, ato, atitude, crenças, preconceitos, medos, covardia, inércia; um por vez, de maneira que ela, a nossa vida, se torne linear e sem solavancos.

O rumo que daremos à reta que se formará, se ascendente ou descendente, se para frente ou para trás, dependerá de em qual extremidade dela, pelas nossas ações, colocarmos o sinal vetorial. >

12 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

O "corcundinha", veio mais lúcido que nunca!!!
Eu, que volta e meia, traço paralelos, mesmo sendo eu super ignorante, em geometria, mas achando lindas as figuras geométricas, fui agora beneficiada com uma AULA MAGNA!

Sinceramente, Clóvis, nunca aprendi tanto "dessa matéria" como "nessa matéria"...(se é que me entende,...dado meus costumeiros círculos, ou seja rodeios).
Gostei, do seu paralelo...

Que bom, que já voltou.
Feliz retorno!

Um abraço,
da Lúcia

Gilead Maurício disse...

Voltou inspirado, hem, meu amigo?
Espero, sim, que matenhas esse alto nível por todo 2012. Abração.

krika disse...

Sinal vetorial, eis a questão!
Qual posição colocaremos nosso novo rumo?
Interessante sua aula de geometria, somando as obras fantáticas de Tarsila do Amaral estaremos todos nós pirando de vez...
Amigo, como vc coloca sua postagem no face book?

Gisa disse...

Sou geometricamente perdida...
Um grande bj querido amigo

Quasímodo disse...

Amiga Lúcia;

O conceito de lucidez é um tanto ambiguo. Se escrevemos algo facilmente compreensível para todos, nos chamarão de medíocres. Se, no entanto, fazemos algo diferente e inusitado nos rotularão de loucos. Enfim, é a vida, com seus ângulos.

Já sentei-me confortavelmente na sua Cadeirinha e "arruei-me" no sentido do verbo intransitivo, isto é: vadiei por lá.

Grande abraço.

Quasímodo disse...

Gile, amigo;

É sempre bom dar um tempo, recarregar as energias, mudar o ângulo para que o círculo não se torne vicioso.

Quanto ao "alto nível" creio ser fruto de sua benevolência.

E o livro do Contestado, quando sai? Quero o meu autografado.

Grande abraço, aí, nessa Floripa que eu adoro.

Quasímodo disse...

Krika, amiga, companheira e comadre (ou seria madrinha?)

É mesmo difícil sabermos onde colocar a flechinha do vetor. Mas o importante é sabermos que podemos reposicioná-la a qualquer momento.

Quanto à Tarsila, é dispensával comentários. Abaporu é um ícone (para mim, ao menos). Sua homenagem em versinhos ficou muito boa.

Para compartilhar no Face, eu não sei se todos os blogs funcionam da mesma maneira. Eu clico no título da matéria que quero compartilhar, de forma que só ela aparece na tela. Então, na barra superior da Torre tem a opção "Compartilhar". Clicando ali abre as opções de com quem compartilhar, se no Face, no Twitter ou em outras redes sociais. Assim você compartilha aquela publicação específica.

Se quiser compartilhar o blog como um todo, não clique no título da matéria.

Eu faço assim e tem dado certo. Tente e me avise.

Beijão.

Quasímodo disse...

Gisa, amiga;

É sempre um prazer ver-te por cá. Senta-te. Proseamos enquanto mateamos.

A vida (e digo: felizmente) não é tão simples quanto uma equação matemática. Se fosse, não seria vida mas um teorema. E teoremas não nos permitem ler, escrever e viver. Nem ter idéias, pensamentos e sonhos.

Um abraço.

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Assim, tão ausente, a saudade vai transbordar...Apenas um "OLÁ" já basta...

Um beijo, amigo Clóvis,
da Lúcia

krika disse...

afilhado,por favor,estou tentando acertar meus recados lá no pensar e agir. Não sei pq não recebo atualizações via email dele,então peço-lhe que deixe mais um recado na última postagem para eu conferir,ok? Obrigada

krika disse...

Amigo querido, obrigada pelo recado no pensar, já está visível seu últmo. Sobre expectativas do amor,vc está correto....

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Cadê você, gaucho querido...
Exijo seu retorno, faz falta...

Um abraço, com saudade!

 
Letras da Torre - Templates Novo Blogger