domingo, 4 de abril de 2010

Não sou lá muito afinado em teoria musical, mas de curioso, faço alguns barulhos no violão.

A primeira vez que vi uma partitura, logo imaginei uma cerca de arame cheia de passarinhos, lá no interior de Lagoa Vermelha.

Era a pauta, sempre iniciada com uma determinada clave.

De maneira geral, a clave serve para dar nome e altura a nota.

As várias claves existem para permitir a escrita para instrumentos musicais ou vozes, que possuem tessituras diferentes, ou seja, alguns são muito mais graves ou agudos do que os outros.
Quando se utilizam apenas as cinco linhas e quatro espaços da pauta, só é possível representar nove notas musicais, mas a maior parte dos instrumentos possui uma extensão muito maior, exigindo a utilização de linhas e espaços suplementares acima ou abaixo da pauta. O uso de até três linhas suplementares acima ou abaixo é praticamente inevitável na maior parte das composições, mas se usarmos muitas linhas suplementares a leitura se torna muito difícil. Ao utilizar claves diferentes podemos fazer com que a maior parte das notas utilizadas pelo instrumento estejam representadas dentro da pauta e que o mínimo de linhas suplementares sejam utilizadas.

Embora já tenham existido muitas claves, só três continuam sendo usadas na notação musical moderna: a clave de sol, a de fá e a de do. O desenho das claves sofreu diversas alterações desde sua criação. Em sua forma moderna, uma clave de sol se assemelha a uma letra "S" maiúscula em sua forma cursiva. A de fá se assemelha a um "F" e a de Do parece um "B" Maiúsculo ou dois "Cs" invertidos, um sobre o outro. A linha indicada pela clave recebe o nome da clave, ou seja, a clave de Sol, define o Sol da oitava (acima do Do central do piano). A clave de fá define que a linha por ela indicada representará o Fá da oitava e a de do indica o Do (o do central do piano).

A Clave de Fá, pode ser escrita na terceira ou quarta linha do pentagrama.

Nesta clave, a linha de referência é indicada pelos dois pontos e assume a nota Fá. A posição mais frequente é a quarta linha. Com esta configuração, a nota Dó do central do piano ocupa a primeira linha suplementar superior. Por esta razão, costuma-se dizer que a clave de sol começa onde a de fá termina.

Esta clave é utilizada na escrita da mão esquerda dos instrumentos de teclado, instrumentos de registro grave, como o voioloncelo, o contrabaixo, o fagote , o trombone e o eufônio em Dó bem como as vozes mais graves (barítono e baixo).

Também é possivel escrever a clave de fá na terceira linha, possibilitando um registro ligeiramente mais agudo. No passado a clave nessa posição mais aguda era utilizada para o barítono, mas seu uso na música atual é raro.

Pelo fato da clave de sol começar onde termina a clave de fá, é que certa vez chamei à uma querida amiga de “Clave de Lua”....
_____________
FELIZ PÁSCOA
_____________

3 comentários:

uma nota só* disse...

___lindo!!
as notas se derramam solenes, parecem tão pragmáticas enquanto suspensas naquele varalzinho, mas aqui estão derretidas, penduradas na emoção.
você, meu querido, sempre me emociona, faz tudo com tando carinho, um encantamento.
e é assim que entro e permaneço: encantada.
.
um beijo, querido camaradinha..

que lhe cuidem muito bem, ai de ''quem'' não fizer isso..
rs*
.
meu melhor sorriso deixo.
.

violinoaprendiz disse...

Olá !Já conhecemos seu espaço através da Krika...Dá uma espiadinha lá no http://violinoaprendiz.blospot.com Espero que aprecie. Um abraço, Matheus

Anônimo disse...

Quasi, vim trazida pela Marta e lá cheguei levada pela nota Fá; fiz então uma viagem de certa forma musical até chegar aqui.
.
Bom ter vindo, parabéns!
.
Vou e volto.
.
Quando puderes passa em www.flogao.com.br/retalhosdaalma

Poderia assinar com meu nome, mas penso q nem saberias de quem se trata, então:

Kurrupaca! rs
.
Abração!

 
Letras da Torre - Templates Novo Blogger