domingo, 28 de junho de 2009

Ratio Studiorum

ESTIMULANDO O HÁBITO SAUDÁVEL DA LEITURA






A Doutora Margarida Miranda, professora do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem-se dedicado ao estudo da pedagogia dos Jesuítas e publicou há pouco tempo a tradução da Ratio Studiorum, em Portugal. Lembrou ela, o especial cuidado com que no século XVI (sim, no século XVI!), se determinou, no âmbito desta pedagogia que os professores deveriam ser bem tratados para que pudessem ensinar bem. Depois de lermos trechos escolhidos das versões de 1586 e 1599 da Ratio, percebemos que alguns conhecimentos de pedagogia podem ajudar a decidir as políticas e medidas educativas atuais.



"Ratio Studiorum" da Companhia de Jesus (1599)



“Nada deve ser mais importante nem mais desejável (…) do que preservar a boa disposição dos professores (…). É nisso que reside o maior segredo do bom funcionamento das escolas (…).



”“Com amargura de espírito, os professores não poderão prestar um bom serviço, nem responder convenientemente às [suas] obrigações.



”Recomenda-se a todos os professores um dia de repouso semanal: “A solicitude por parte dos superiores anima muito os súbditos e reconforta-os no trabalho.”



“Quando um professor desempenha o seu ministério com zelo e diligência, não seja esse o pretexto para o sobrecarregar ainda mais e o manter por mais tempo naquele encargo. De outro modo os professores começarão a desempenhar os seus deveres com mais indiferença e negligência, para que não lhes suceda o mesmo.”



"Incentivar e valorizar a sua produção literária: porque “a honra eleva as artes.”



“Em meses alternados, pelo menos, o reitor deverá chamar os professores (…) e perguntar-lhes-á, com benevolência, se lhes falta alguma coisa, se algo os impede de avançar nos estudos e outras coisas do género. Isto se aplique não só com todos os professores em geral, nas reuniões habituais, mas também com cada um em particular, a fim de que o reitor possa dar-lhes mais livremente sinais da sua benevolência, e eles próprios possam confessar as suas necessidades, com maior liberdade e confiança. Todas estas coisas concorrem grandemente para o amor e a união dos mestres com o seu superior. Além disso, o superior tem assim possibilidade de fazer com maior proveito algum reparo aos professores, se disso houver necessidade.”



"I. 22. Para as letras, preparem-se professores de excelênciaPara conservar (…) um bom nível de conhecimento de letras e de humanidades, e para assegurar como que uma escola de mestres, o provincial deverá garantir a existência de pelo menos dois ou três indivíduos que se distingam notoriamente em matéria de letras e de eloquência. Para que assim seja, alguns dos que revelarem maior aptidão ou inclinação para estes estudos serão designados pelo provincial para se dedicarem imediatamente àquelas matérias – desde que já possuam, nas restantes disciplinas, uma formação que se considere adequada. Com o seu trabalho e dedicação, poder-se-á manter e perpetuar como que uma espécie de viveiro para uma estirpe de bons professores.



II. 20. Manter o entusiasmo dos professoresO reitor terá o cuidado de estimular o entusiasmo dos professores com diligência e com religiosa afeição. Evite que eles sejam demasiado sobrecarregados pelos trabalhos domésticos."


Ratio Studiorum da Companhia de Jesus (1599).

http://dererummundi.blogspot.com/2008/11/margarida-miranda-professora-do.html#comments

_______________________





Na postagem do dia 05 de Outubro de 2008, a Torre publicou matéria sobre a história do chimarrão, contando as suas diferentes vertentes, origens e lendas.

Nessa mesma postagem, publicou-se, também, o bem humorado "Horóscopo do Chimarrão" de autoria de Rose de Porto Alegre, em seu livro "Bruxa Gaudéria e o Bando de Louco" publicado em 2003 pela Martins Livreiro Editora.

Com imensa alegria este modesto anfitrião recebeu de visita à Torre, a autora, Rose de Porto Alegre, que comprovou a sua excelente qualidade literária, bom humor e conhecimento histórico. Além de ser ela (como bem ela diz) uma latifundiária blogueira.

Por esta razão recomendo a visita à algumas de suas produções, e faço destaque à Bruxa Gaudéria, que estará lá, de onde avisto da Torre.

Um abraço, Rose.

http://amagicadeoz.blogspot.com/

http://barradosnoeden.blogspot.com/

http://cineipanema.blogspot.com/

http://nasquebradasdavida.blogspot.com/

http://bruxagauderia.blogspot.com/

________________________________

3 comentários:

Dany Gonzales disse...

v

Anne disse...

Olá, corcundinhaaaa. Que saudade de ti, meu querido amigo!!! Bom falar contigo, mesmo que correndo, e saber que está bem!

Aliás, obrigada pelo comentário no blog da minha mãe, ela vai ficar feliz da vida...rs. Criei o blog pra ela como forma de incentivar as coisas lindas que ela faz, valorizar o trabalho tão caprichado e bonito. Obrigada mesmo!

Adorei a postagem, vou até aproveitar algumas idéias... agora estou trabalhando mais diretamente nas ecolas e as equipes de trabalho estão precisando de muita ajuda, para ficarem bem, para melhorarem o ambiente e o relacionamento e, assim, melhorarem a qualidade e a forma de ensinar.

Bom, essa foi uma visita rápida, só para agradecer o carinho. Virei mais vezes aqui pra torre, tem uma vista bonita e o tão abençoado silencio. Espera com o mate pronto, vizinho! rsrsrs

Bjos, querido amigo, se cuida e fica com Deus, sempre!

Milly disse...

Passando pra um abraço.
Não esqueci o caminho,deixei migalhas de pão espalhadas ao longo do trajeto...rs
Só me perdi em rezas e salmos..rs
Beijos!!
.
.
Sempre bom te ler!
.
.

 
Letras da Torre - Templates Novo Blogger