domingo, 27 de dezembro de 2009

Reciclagem e afins



Olá pessoas;

Vocês já pararam para pensar sobre o lixo que produzimos?

Para onde ele vai? Etc...

Bem...Também não sou entendida no assunto...

Somando as coisas e percebendo que cada um de nós precisa contribuir com alguma ação solidária, resolvi pesquisar sobre reciclagem.

E não é que descobri algumas possibilidades de aproveitar materiais que jogamos no lixo para motivar as aulas de leitura?

São ideias simples, que somadas a mais ítens do tipo: boa vontade, paciência e pesquisa podemos elaborar trabalhos artísticos.
Fiz experiências neste ano com os alunos do Tempo Integral da Escola Estadual Coronel Casimiro Osório, de Itajubá, Minas Gerais e gostei do resultado.

Aqueles alunos sem auto-estima, sem aprendizagem satisfatória, que causam indisciplina se revelaram no artesanato.

Minhas aulas não foram nada tradicionais, destas que lemos, interpretamos, produzimos textos, etc. Partindo de um gênero literário, busquei uma atividade artística compatível para fechamento de cada tema.

O resultado foi excelente, pois na sala do tempo integral existem possibilidades mais abrangentes que no ensino regular, além do material escolar disponível, que facilita bastante.

E então pensei: se tivesse mais materiais recicláveis estaria incutindo esta prática saudável nos alunos, além de fazer bem para o nosso planeta.

Portanto neste próximo ano, minha bandeira será esta: de estocar sucatas. Indo mais além, eu poderia pedir colaboração aos amigos, não? Afinal, todo mundo produz lixo diariamente. O que custaria reservarem algumas garrafas ou potes de margarina?

Dá um certo trabalho...
Mas final de ano, nós todos nos vestimos e nos comportamos com motivos natalinos. Enviamos mensagens de paz, amor, saúde e até dinheiro no bolso para as pessoas. Entregamos abraços aos familiares com presentes, depois degustamos pratos saborosos e bebemos delícias, dividimos lembrancinhas de amigo oculto e tantos outros pacotes materiais. Até existe aquele desabafo desagradável do tipo: “eu compro qualquer coisinha da loja 1,99. È só uma brincadeirinha natalina, o que vale é o espírito de confraternização.”

Mas não quer ganhar um também desta loja, não é? Ai...Ai.

Pois bem, é hora também das famosas retomadas de decisões, avaliações, prescrições para o ano novo, promessas futuras.

É aí que quero chegar:
Q
ue tal agir de forma consciente e colaborar nesta empreitada escolar comigo?

È simples: nas suas festividades, lembre-se de reservar sucatas para estes trabalhos recicláveis.
Vou dar exemplos ótimos: garrafas de vidro (vinho, champanhe, etc);
Potes de doces, azeitonas e demais conservas;
Papéis de presente, sacolinhas de papel, fitas de embrulhos;
Caixas de sapatos e outras de qualquer porte, até caixas de fósforo.

Existem tantas possibilidades, vocês nem imaginam...

De repente estarei ensinado uma profissão para estes alunos “difíceis”, que acham?

Conto com sua solidariedade, compreensão e Deus permita que eu atinja seu coração bondoso.

Encerrando meu discurso, vale à pena contar a vocês que colecionei na minha memória, alguns dizeres sábios, de pessoas, que convivi durante o ano.

Por exemplo: “Sossego”. Esta palavra eu ouvi no final de uma consulta médica, ao me despedir do médico. Achei diferente a saudação dele, de forma muito entusiasta, não concordam? Ao invés do famoso “até logo”, ou “prazer em te conhecer”, ele me disse de forma radiante, com uma energia magnífica.

“Nós temos dois remos em nossos barcos e usamos os dois para deslocarmos. É o remo pensar e o remo agir. Então, sistematicamente: pensamos e agimos, pensamos e agimos.”
A pessoa que me disse isto nem imagina a importância que isso me causou. Imaginem vocês, remando e dizendo estas palavras. Depois me contem o efeito imaginativo que surgiu.

“Vamos tocar o barco”. São palavras sagradas para mim. Vindo de um amigo que sem pedir licença, foi-se embora desta vida, tão repentinamente. Serão lembradas por mim a tempo e a hora, sem dúvida.

Noutro dia, assistindo televisão, ouvi esta pérola: ”somos buscadores de nossos caminhos, porém é sabido que não vamos chegar ao ponto final, pois assim acomodaríamos. O interessante é estar eternamente buscando. Podemos aquietar-nos em alguma estância, mas nunca desistirmos da busca.” Nossa, isso me fez aliviada, porque não podemos parar. Obviamente podemos mudar de direção, tomar outro caminho, mudar de idéia, enfim, mas nunca estacionar definitivamente num ponto.

Para sair das costumeiras mensagens natalinas, deixei para o final os meus votos de que tenham um santo Natal no dia 25 de dezembro, lembrando do aniversariante deste dia.

Não se esqueçam de vivenciar o natal nos próximos 365 dias. Afinal, precisamos do espírito natalino todo dia!

Krika
(observação: pedidos de sucatas para os cidadãos in loco)
______________

4 comentários:

Quasímodo disse...

Eu adoro o teu entusiasmo, amiga. O teu "entrar de cabeça" nas coisas em que acreditas.

Tu nunca envelhecerás. És exemplo e motivação para mim.

Olhando os trabalhos de teus alunos no "Linguagem e Afins", quero cumprimentar esses meninos e meninas que tão bem demonstraram habilidade e sensibilidade. E parabéns à ti, que soubestes despertar.

Abraço...

krika disse...

Querido amigo.
Deixou-me muito comovida este seu comentário... Fico motivada, sim, inclusive porque conto com seu apoio!
Mais uma vez grata pelo seu apoio.
Estou cada vez mais "convencida" ( e isto é culpa sua..) que tenho habilidades e muitos afins.
Adorei as imagens verdadeiras que vc selecionou para minha mensagem.
Um desejo para 2010?
Oxalá os itajubenses conhecessem estes trabalhos e apoiassem!

betty mello disse...

Parabéns ! Muito legal e importante !
Procuro desenvolver também com as crianças e professores um trabalho envolvendo a reciclagem, mas tem gente que torce o nariz...uma gortinhas de consciência fazem muito bem á saúde de todos e do planeta ! Bjs, Betty

VimDe disse...

é isso, Krika
a chave é "vamos tocar o barco"

desejo um feliz ano novo prá vcs

e deixo abraços!!

 
Letras da Torre - Templates Novo Blogger