domingo, 7 de fevereiro de 2010

Recicriar - Mais um projeto da Krika a apoiar


O HÁBITO SAUDÁVEL DA LEITURA E AFINS
Olá pessoal da Torre!

Estamos reiniciando mais um ano letivo.

Retomarei o projeto “Estímulo À leitura”, somando-o a novas idéias.

Desta vez, vamos ajudar nosso planeta, trazendo leituras de conscientização, concretizando esses conceitos através do artesanato.

“A Educação Ambiental anda de "braços dados" com a Educação Artística pelo fato de podermos utilizar o recurso da reciclagem ao desenvolvermos trabalhos artísticos com sucata, salientando que utilizando a sucata estaremos poupando os recursos naturais).”

“Quando se fala em "meio ambiente" as pessoas pensam em florestas, longe do ambiente em que vivem.
Como mudar esta visão e mostrar que educação ambiental é educar para melhorar o ambiente em que se vive?
Como trabalhar com o aluno, que tem educação ambiental, mas que, ao sair da escola, não vê o mesmo tratamento do ambiente. (exemplo: falar de coleta seletiva, mas seu bairro não faz coleta). Geralmente educação ambiental é voltada às crianças. Mas como educar os adultos?

Precisamos entender que meio ambiente não é algo fora de nós, ou simplesmente uma paisagem natural, com rios límpidos e florestas verdejantes.” Professora Berenice Gehlen Adams

Projeto Recicriar
A idéia do artesanato através do reaproveitamento de sucatas surgiu diante dessa pergunta básica: O que eu estou fazendo para o planeta?

Somei a literatura com as artes e as adequei as necessidades para dinamizar as aulas de Linguagem com os alunos do Tempo Integral.

De todas as opções ditas terminais em relação ao tratamento do lixo, a reciclagem é considerada a mais adequada, por razões ecológicas e também econômicas: diminui os acúmulos de detritos na natureza e a reutilização dos materiais poupa, em certa medida, os recursos naturais não renováveis.

A reciclagem é uma forma de reintroduzir o lixo no processo industrial, retirando assim do "fluxo terminal" os resíduos cujos destinos seriam os aterros, a incineração ou a compostagem. Ao consumir os produtos com eles elaborados, estamos "consumindo o lixo" e, dessa forma, contribuindo para diminuir a demanda de recursos naturais que pressionam os ecossistemas.

Adotar a reciclagem significa ainda assumir um novo comportamento diante do ambiente, conservando-o o máximo possível. Como proposta de educação ambiental, a reciclagem ensina a população a não desperdiçar, a ver o lixo como algo que pode ser útil e não como uma ameaça.

Cidadania e reciclagem:
A ideia que o lixo pode ser jogado no rio, nas ruas ou em qualquer lugar público ou abandonado deve ser banida. Precisamos apontar um caminho para contagiar a sociedade como um todo, no sentido de darmos um destino adequado ao lixo que produzimos: Nesta caminhada, descobrimos que a melhor maneira de sensibilizar as pessoas é associando a coleta seletiva e a reciclagem ao exercício de cidadania.

A desconstrução da cultura de que lixo não presta, é coisa suja, se dá a partir da descoberta da população de que aquilo que eles pensavam que não prestava, serve para alguém, vai ser transformado em algo que vai ajudar alguém. É puro exercício de ecocidadania.

Concluindo:
Existem inúmeras possibilidades de estimular a leitura, e também inúmeras vantagens. Uma delas é esta: acudir o planeta.

Partirei do seguinte propósito: jogar fora o mínimo necessário. Logicamente, um trabalho artesanal numa sacola de papel também vai acabar virando lixo, sem dúvida, mas estaremos dando mais um tempo útil a ela, ensinando a não gerar matéria prima desnecessária, economizando nosso tão suado dinheiro, entre outros afins.

Com este proposta, já estive fazendo campanhas pela vizinhança, solicitando sucatas em papel e vidros.

Existem surpresas até em pedir colaboração. Acreditem!

Tenho observado e registrado muitas experiências positivas, outras nem tanto, mas ao final, tenho certeza que estarei fazendo a minha parte.
E você, caro leitor da Torre, já pensou nisto?


_______________

Fotos:


______________

0 comentários:

 
Letras da Torre - Templates Novo Blogger