O mês de setembro tem uma grande importância para o Rio Grande do Sul. 20 de Setembro é a data máxima do Estado e do nosso povo. Neste dia, em todos os recantos, os gaúchos reverenciam a Revolução Farroupilha - marco da história e da formação política da sociedade rio-grandense - suas causas e ensinamentos.
Data transformada em feriado, por decisão da Assembléia Legislativa, a partir de Lei aprovada no Congresso Nacional, em 1996, que estendeu a mesma possibilidade a todos os Estados, o 20 de setembro é uma data que aprofunda o espírito de solidariedade, de ação unitária e coletiva e de patriotismo do povo gaúcho!
Na tarde de 19 de setembro de 1835, uma força revolucionária de pouco mais de 200 cavaleiros, comandados por Vasconcelos Jardim e Onofre Pires, acampava na Azenha, arredores da capital na época. Sem medir o perigo, o governo manda a seu encontro uma pequena tropa comandada pelo major Visconde de Camunu. Anoitecia quando ocorreu o choque entre as tropas, a primeira linha dos revolucionários contava com o capitão Manuel Vieira da Rocha. Os legalistas foram repelidos, lançando pânico aos restantes que haviam ficado na cidade que após acabaram por aderirem aos revolucionários. No dia 20 de setembro, Bento Gonçalves entrava triunfante em Porto Alegre, vindo de Pedras Brancas (Guaíba), de onde dirigira o movimento. O presidente Fernandes Braga foge precipitadamente e a Assembléia Provincial declara vago o cargo, para o qual é empossado o quarto vice-presidente, o médico Marciano Pereira Ribeiro. Assim tem início à guerra que perduraria por mais 10 anos.
Dia 20 de setembro é comemorado o Dia do Gaúcho ou a Revolução Farroupilha. As causas desse movimento foram:
- idéias de liberdade política e pelo sistema republicano
- abandono das provincias pelo governo imperial
- impostos abusivos sobre o charque, o couro e a terra
- falta de estradas, pontes e escolas
- dificuldade para registrar pessoas físicas
- pagamento de pedágios
- justiça centralizada na Corte
Eis que em 20 de setembro de 1935 se trava o primeiro combate entre farroupilhas e as tropas imperias sobre a Ponte da Azenha em Porto Alegre, com a vitória farrapa que permitiu a tomada da capital. Tem inicio ai a Revolucao Farroupilha.
O movimento se estendeu por cerca de 10 anos, com sangrentos combates. Pela longa duração se constata a garra do povo gaúcho, mesmo com o maior número de soldados e equipamentos das tropas imperiais.
Ante o sucesso da revolta, o império envia Luis Alves de Lima e Silva para apaziguar o Sul. Mesmo com as sucessivas vitórias, um fato ajudou para a paz: o ditador Argentino Rosas (que queria a expansão territorial e interessava-se na prolongação da revolta) mandou emissários propondo aliança com o líder farroupilha, David Canabarro, que respondeu-lhe com uma patriótica declaração:
“Senhor: o primeiro de vossos soldados que transpuser a fronteira, fornecerá o sangue com que assinaremos a paz com os imperiais. Acima de nosso amor à República está nosso brio de brasileiros. Quisemos ontem a separação de nossa pátria; hoje, almejamos a sua integridade. Vossos homens, se ousarem invadir nosso país, encontrarão, ombro a ombro, os republicanos de Piratini e os monarquistas do Sr. Dom Pedro II.”
Nada mais foi necessário para o acordo e o armistício ser assinado em 28 de fevereiro de 1945.
Não houve vencidos nem vencedores, mas os farrapos conseguiram o que desejavam.
Fica o exemplo para a História de patriotismo e coragem de um povo, em busca de seus ideias e causas justas!
_______________
HINO RIO-GRANDENSE
Letra: Francisco Pinto da Fontoura
Música: Joaquim José de Mendanha
Como a aurora precursora
do Farol da divindade,
foi o vinte de setembro
o precursor da liberdade.
(Estribilho)
Mostremos valor constância
nesta ímpia e injusta guerra;
sirvam nossas façanhas
de modelo a toda a terra.
Mas não basta p’ra ser livre
ser forte, aguerrido e bravo;
povo que não tem virtude
acaba por ser escravo.
_______________
Fontes:
_______________
2 comentários:
Um povo bravio!
Dia 20 somou massas, em comemoração a essa data de tanta importância aos gaúchos.
Povo que admiro. Nem preciso dizer, né?
Ótimo texto!
Um abraço amigo!
Setembro é o mês mais lindo do ano!!
Meu bebê fará niver na próxima sexta,dia 25/09.
Tem mês mais lindo pra uma mãe,tem?..rs
.
Ó,admiro a garra dos gaúchos em manterem suas tradições.
O pouco que sei me agrada...
Beijos!!
.
.
Postar um comentário