domingo, 12 de abril de 2009

De como o trigo virou pão


O HÁBITO SAUDÁVEL DA LEITURA
Retirado do blog da amiga Betty:
http://canto-do-conto.blogspot.com/







“DE COMO O TRIGO VIROU PÃO "



Quando o capim viu que tinha recebido tão belas espigas, deixou - em agradecimento - brotar em cada grão uma pequena irradiação, de maneira que as espigas pareciam cheias de pequenos sóis. Os grãos cresceram, cresceram e ficaram tão pesados que as espigas se inclinaram para a terra, dizendo-lhe: "Querida terra, o céu nos deu a luz e você nos deu a matéria.Em agradecimento enviamos nossas irradiações ao céu e inclinamos nossos grãos para você". Disse então a terra:" Vocês agora estão contentes por estarem assim carregadas de grãos, mas ainda terão que sofrer muito. Não desanimem, pois no fim ficarão brancas como a luz celeste e receberão um novo corpo, redondo e marrom como uma pequena terra". As espigas ouviram atentamente as palavras da terra.


Então chegou o lavrador e ceifou as espigas.Malhou o trigo tanto que os grãos saltaram de suas cascas."Este é o sofrimento de que a terra falou", pensaram as espigas. "Isto tem que acontecer para ficarmos brancas como a luz e redondas e marrons como a terra". Depois de terem sido malhados os grãos foram colocados em sacos. Ali dentro estava apertado e escuro.O lavrador pegou o saco nas costas e o levou para o moinho. A cada passo que dava, os grãos ralavam-se e desejavam sair daquele saco escuro. "Aqui está tão apertado e escuro", queixavam-se.


Depois o saco foi aberto e os grãos pularam para fora. Mas não alcançaram a luz. Foram, sim, para um funil ainda mais escuro. No moinho, o trigo foi moído e perdeu sua própria forma. Mas continuava a lembrar-se do que a terra lhe dissera e, por isso, suportava tudo.. Assim o trigo foi transformado em farinha, branca como a luz celestial.

Em seguida, a mulher do lavrador tomou a farinha e misturou-a com água, fermento e sal, e da massa formou um pão redondo.Levou-o ao forno, onde ele criou uma crosta firme e ficou parecendo uma pequena terra, redondo e marrom.


E assim cumpriu-se o que a terra prometera ao trigo quando este ainda estava no campo.


Postagem de Krika


_________________________


DESEJAMOS A TODOS OS AMIGOS


UMA FELIZ PÁSCOA


E UMA SEMANA DE MUITA LUZ E PAZ.









__________________________________

2 comentários:

disse...

Que belo texto! Aparentemente tão singelo, entretanto, na metáfora consiste nossa força maior: A VIDA!E a certeza da sua transformação.
Feliz Vida Nova para todos nós. Que saibamos aceitar ser trigo hoje para sermos o pão de amanhã. Bjins e até!

Lu disse...

Eu ando assim, meio atirada as traças... larará
Afinal sonhar um pouco adoça a alma, dos que andam sozinhos que nem eu...
( escutando as lindas músicas, aquelas)



Beijos!

 
Letras da Torre - Templates Novo Blogger